Tudo sobre profissões offshore
Está em busca de uma boa profissão para se situar bem no mercado? Já pensou bastante nas oportunidades que pode ter? Bem, uma das mais famosas profissões no mercado atual está relacionada as profissões offshore, você sabe o que é isso?
No geral, as profissões offshore estão relacionadas ao trabalho em embarcações, ou seja, geralmente o profissional se estrutura em uma plataforma no mar.
Atualmente, para quem deseja conhecer mais essa possibilidade, já existem vários departamentos que necessitam de profissionais.
Como essas áreas continuam a crescer, há muitas oportunidades em diferentes profissões que vão desde a área médica até a cozinha, manutenção e afins.
Se ficou interessado nessa oportunidade, vamos mostrar aqui alguns pontos importantíssimos sobre essa profissão no mercado atual e como ela pode ser útil na sua vida profissional e financeira.
Profissões offshore no mercado atual
Há muitas questões para serem trabalhadas quando falamos do agora. Muitas profissões podem apresentar riscos e talvez as profissões offshore representam uma das que apresenta menos. Isso, é claro, fazendo uma comparação simples.
Em um navio, por exemplo, há todo um cuidado com a segurança, fazendo com que muitos consigam se situar bem e desempenhar suas funções com o máximo de responsabilidade possível.
Além disso, os profissionais que decidem atuar dessa forma acabam contando com muitos benefícios, inclusive com gastos muito menores já que “sua casa” também é seu trabalho. Parece estranho, mas funciona muito bem, é prático e perfeito para quem gosta de conhecer novos locais ou simplesmente adora o mar.
Vamos ver um pouco mais sobre as vantagens do trabalho offshore!
Vantagens das profissões offshore
Se você ainda não entendeu que a profissão pode promover muitas vantagens, vamos mostrar algumas que o fará mudar de ideia.
A verdade é que o trabalho embarcado pode ser uma das melhores formas de começar em determinada área e se torna possível conseguir muitas vantagens com isso.
Você tem lazer!
Ao contrário do que muita gente pensa, você não está ali só para trabalhar. Na verdade, o trabalhador tem acesso a 12 horas de lazer completo e não é confinado em um quarto ou apenas dormindo que pode passar eles.
Geralmente as empresas que contratam profissionais dessa forma trabalham de maneira bem simples! Lazer é parte da rotina do funcionário e acaba sendo ainda mais importante para aqueles que estão confinados.
No final, é possível contar com: sala de TV, cafés, cinemas, computadores e muitas outras atividades. Além disso, não é necessário utilizar equipamento de proteção individual nesses locais, o que deixa o clima bem mais leve.
Por fim, também pode aproveitar em determinadas épocas, para fazer um churrasco em quem sabe até comemorar um aniversário.
Com relação à alimentação
Você irá se alimentar bem. A preocupação da empresa com o funcionário embarcado é alta. Isso porque há uma necessidade maior de cuidar da saúde por vários motivos.
Afinal, como nem sempre há espaço para academias ou ainda para praticar qualquer exercício físico, é ainda mais importante cuidar da alimentação.
De toda forma, enquanto estiver em alto mar, saiba que terá todo cuidado e atenção para que sua alimentação seja balanceada. As atividades dentro desse local acontecem dessa forma!
Salário diferenciado
Pois bem, há muitos que não sabem exatamente como lidar com essa parte, mas é de suma importância falar dela.
O salário com toda certeza é um dos pontos mais positivos da profissão, já que ele acaba sendo 2 ou 3 vezes maior do que quando se trabalha offshore.
Essa questão se aprofunda mais de acordo com a especialização do cargo, alguns podem apresentar valores muito por conta da demanda.
E por fim, além dessa questão de “aumento” de salários, há também bônus que são muito atraentes, fazendo com que o trabalhador queira ainda mais estar nesse mercado, vamos ver um pouco mais sobre eles!

Bônus para a profissão offshore
Alguns são também relacionados a profissões offshore, outros são mais “únicos”. Por exemplo, imaginando que tenha uma família, receberá auxílio médico para eles também.
E não é só isso! Também recebe cartão alimentação, participação nos lucros, bônus por segurança e por desempenho, o que faz com que o salário suba ainda mais. Esse é um fator extremamente importante para que a profissão seja bem vista no mercado.
Desvantagens
As desvantagens são referentes ao confinamento. Apesar de muita gente gostar de estar em um local assim, nem sempre é algo positivo. Então, se não gosta de trabalhar dessa forma, não se aventure apenas pelo salário e benefícios. Isso pode inclusive, fazer mal para sua saúde.
E falando na saúde, podemos dizer que trabalhar no mercado com profissões offshore pode causar alguns problemas. Nada sério de fato, no entanto, como se está trabalhando embarcado, é comum ter que lidar com problemas de enjoo e mal estar. As embarcações podem balançar muito!
Talvez precise de acompanhamento psicológico também, visto que um dos problemas mais comuns é ficar com bastante tempo para pensar, portanto, vários pensamentos podem chegar, bons ou ruins.
E claro, como se trabalha 12 horas por dia em algumas funções (lembrando que nesse tipo de trabalho irá passar 14 dias trabalhando e outros sem trabalhar), acaba sendo necessário um preparo físico maior para lidar com essa questão. E claro, existem alguns serviços que são mais pesados, tornando essa questão ainda mais importante!
Como trabalhar na área
Existem várias formas de trabalhar na área já que as oportunidades surgem a cada dia. O trabalho embarcado está relacionado a várias empresas, mas, principalmente, se relaciona bem com o setor industrial, portanto, profissões voltadas para esse meio costumam ser melhores aceitas do que outras.
No geral, há sempre processos em busca de profissionais que possam atuar em locais assim, é claro, existe uma seleção com quem realmente é apto. Isso porque existem muitos profissionais que não conseguem se desenvolver bem em atividades no local.
Sendo assim, os testes se tornam fundamentais. Então, caso queira estar em uma profissão assim, saiba que passará por momentos assim. De toda forma, há também questões psicológicas e outras muito importantes envolvidas.
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.
Pingback: A iluminação impacta na qualidade do trabalho? - Curta Conexão
Pingback: Como escolher um bom tatuador - Curta Conexão
Pingback: 9 cidades brasileiras com boas oportunidades de emprego - Curta Conexão