O Transtorno de Ansiedade Social é um problema mental que pode iniciar-se ainda na adolescência, e progredir com o passar dos anos. Conhecido como fobia social, o transtorno está associado à dificuldade em socializar, conversar ou até comer na presença de outras pessoas.
Dificuldade em realizar atividades
A pessoa que possui de tal transtorno pode sentir dificuldade em realizar atividades simples como ir para uma festa por exemplo. O transtorno pode levar uma pessoa a sofrer de depressão, que é uma tristeza profunda, e agorafobia que é o medo em de ficar em lugares com muita gente, e ir eventos abertos ou fechados. Pessoas com baixa autoestima podem sofrer com o problema, elas não se sentem confortáveis ao estar com outras pessoas pois sentem medo de cometer alguma atitude vergonhosa ou que estimule comentários indesejáveis.
O transtorno pode ocorrer com mais frequência sobre as mulheres, onde precisa de tratamento com ajuda de psicólogos e psiquiatras para que problemas maiores não surjam. Os sintomas de Transtorno de Ansiedade Social são:
- Voz e corpo trêmulo
- Suor
- Náusea
- Tontura
- Vermelhidão no rosto
- Medo extremo
- Falta de ar
Como é realizado o diagnóstico e o tratamento de transtorno de ansiedade social
O diagnóstico é realizado por meio de um profissional da área da saúde que tenha conhecimento sobre o assunto. Se os sintomas de Transtorno de Ansiedade Social persistir durante 6 meses seguidos ou mais, o profissional da área da saúde começará o tratamento ideal para ajudar o paciente a cessar seus problemas internos.
O tratamento
O tratamento é feito a partir de uma psicoterapia, bem como caso haja um diagnostico mais grave será necessário intervir por meio de um psiquiatra, que receitará medicamentos para ajudar o paciente a conter seus problemas.
A melhor forma para identificar o problema é percebendo se a pessoa tem medo de falar com outras pessoas contudo até mesmo atender um telefone.
A princípio foge de grupo de amigos, procurando sempre ficar quieto em um canto sem se comunicar com alguém, não expõe sua opinião e tem receio de comer na frente de outras pessoas, até mesmo de andar na frente de outras pessoas. Pequenas ações do dia a dia para uma pessoa com transtorno pode ser uma vitória, até porque o problema está relacionado a si mesma, não aos outros.
Realizar terapia com ajuda de psicólogos ajudará a entender que errar as vezes é normal, assim como todas as pessoas podem cometer pequenas atitudes indesejáveis.
O medo de uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Social está ligado no ato do que as pessoas iram pensar sobre ela, contudo deixando de viver momentos importantes de sua vida, pelo simples fato de ter medo do que as pessoas pensaram sobre si.
Como solucionar?
Antes de mais nada, a psicoterapia será importante para que problemas maiores surjam, assim como, além de trabalhar a autoconfiança e a coragem, a autoestima é um fator essencial para que pessoas vivam a vida com mais segurança, harmonia e amor-próprio.
Veja o tempo necessário
O processo pode parecer longo e complexo, contudo, é necessário que se viva cada experiência de forma única, entendendo que precisamos viver a vida por nós mesmos e não pelos outros.
Dessa forma, busque ajuda de profissionais da área da saúde em uma clínica de recuperação em São Paulo !