Siga-nos

Conhecimento

Os mistérios das catacumbas de Paris

catacumbas em paris

As catacumbas de Paris são, sem dúvida,um dos lugares mais misteriosos e macabros do mundo. O que muita gente não sabe é porque elas foram construídas. 

 

Esses antigos corredores subterrâneos, formados por ossos e esqueletos humanos, formam mais de 400 km de labirinto. O ponto mais curioso é que somente dois quilômetros são abertos para que os turistas possam visitar, e os outros 398 km são fechados.

 

O governo da França afirma que o restante das catacumbas são fechadas porque oferecem riscos de vida aos turistas, seja por desabamento ou enfraquecimento da estrutura, mas muita gente acredita que há segredos escondidos nas catacumbas que o governo não quer revelar.

 

Mas não dá para negar que é muito fácil se perder no meio desses labirintos. Inclusive, as maiores catacumbas do mundo ficam na Ucrânia, formando um complexo de mais de 2.000 km de túneis subterrâneos. Você sabia que a polícia já encontrou esqueletos no meio do labirinto? Algumas pessoas já tentaram usar as catacumbas para tentar fugir da polícia, e acabaram se perdendo no meio do caminho. É praticamente impossível conseguir sair sozinho de lá.

 

O que são as catacumbas de Paris?

 

Não se sabe exatamente quando elas começaram a ser construídas, mas acredita-se que as obras começaram perto do século 14, nos arredores de Paris. Com o crescimento da malha urbana e a expansão das minas, fez com que uma ficasse sobre a outra. As minas foram desativadas há muito tempo, e não é permitido explorar o minério que ali está.

 

Em torno do século 18 a 19, por conta do crescimento da população, guerras e doenças começaram a ser disseminadas, e os mais de 200 cemitérios que existiam na região ficaram muito saturados. Antes eles estavam afastados do centro de Paris, mas com o crescimento, ficaram próximos e isso trouxe muitas preocupações para a população, especialmente em relação à saúde.

 

Foi então que na época o governo decidiu construir mais 3 novos cemitérios para desativar os antigos. Os restos humanos, isto é, os ossos, foram sendo transferidos para a seção das minas abandonadas, e posteriormente foram se transformando em um grande ossuário.

 

Um fato que muita gente desconhece é que, nesta época, somente as famílias mais ricas tinham direito a um enterro digno dentro de um caixão. A classe baixa, como não tinha dinheiro para arcar com o enterro, acabava sepultando os corpos em buracos, que posteriormente deram origem às catacumbas de Paris. 

 

Como é visitar as catacumbas?

 

No total, elas completam um percurso de 1,7 km que os visitantes podem conhecer, a mais de 20 metros de profundidade. A visita é feita por conta própria, não sendo necessário contratar um guia. Além disso, o caminho é pré-determinado, o que significa que o visitante não pode sair perambulando por onde bem entender. 

 

Não existe elevador para chegar até o nível do passeio, sendo necessário descer as escadarias. Em torno de uma hora é possível completar o passeio pelas galerias. A primeira parte das catacumbas começa em um trecho onde era uma antiga mina, até que o visitante chegue de fato aos labirintos. 

 

Ao passar pela entrada principal do ossuário (há várias entradas para as catacumbas), você verá uma placa com os escritos “Arrete! C’est ici l’empire de la mort”, que em português, significa: Pare! Aqui é império da morte”.

 

Ao entrar nas galerias, você vai se deparar com milhares e milhares de esqueletos, especialmente crânios e fêmures. São milhares de ossos que compõem todos os corredores do incrível labirinto de mais de 400 km.

 

Existem várias entradas para as catacumbas, inclusive uma que fica bem próxima à Torre Eiffel. Vale lembrar também que faz muito frio lá embaixo. Mesmo que esteja fazendo calor na superfície, recomendamos que você leve uma roupa de frio! 

 

Por causa da pandemia, as visitas foram canceladas durante quase três anos, mas agora tudo já está voltando ao normal. No entanto, os horários e valores podem estar desatualizados no site. Por isso, recomendamos que, caso você queira fazer este passeio, entre em contato por meio do site oficial.

 

É um passeio que com certeza vale a pena fazer, especialmente se você gosta de história. Em alguns trechos é permitido tirar fotos e gravar, porém em outros não. Além disso, ao entrar nas catacumbas, haverá uma placa indicando o que pode e o que não pode ser feito. Não se preocupe, pois isso é apenas um aviso para manter a segurança dos turistas dentro das catacumbas. E nem pense em tentar ultrapassar as grades que bloqueiam as entradas proibidas. Além de você se colocar em problemas com a polícia, poderá se perder dentro das catacumbas.

 

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre a história dos corredores feitos de ossos em Paris? Saiba que para conseguir conhecer o país, e também esta atração, é fundamental que você esteja de posse de um seguro viagem. Além de cobrir eventuais despesas médicas, pode ser fundamental caso você precise remarcar o seu voo ou caso sua bagagem seja extraviada. É só clicar aqui para conhecer um dos melhores serviços do mercado! 

 

 

 

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento34 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog