Siga-nos

Gastronomia

Saiba mais sobre a origem do realçador de sabor

origem do realçador de sabor

Na vasta indústria de alimentos, o uso do realçador de sabor é muito comum de ser feito para o processamento dos mais diversos tipos de alimentos que existem, proporcionando para eles um sabor muito mais chamativo e realmente mais gostoso, que logo estarão nas prateleiras dos mercados de todo o país e nas mãos dos consumidores finais. Mas afinal, será que todas as pessoas realmente sabem o que é um realçador de sabor? Sabem que essa substância está presente em praticamente todos os alimentos industrializados e processados que elas consomem no seu dia a dia?

Visando essas questões, no artigo de hoje, iremos conhecer mais detalhadamente sobre o famoso realçador de sabor e sobre a sua grande utilidade na indústria de alimentos. 

Mas afinal, o que é um realçador de sabor?

Um realçador de sabor, ou até mesmo um aditivo alimentar (como também pode ser chamado), nada mais é do que uma substância que é acrescentada em diversos tipos de alimentos na sua fase de processamento nas indústrias de alimentos. A sua principal missão é a de prolongar a vida de um alimento, a de melhorar a sua apresentação para o consumo final, e também a de melhorar o seu gosto final para os consumidores. 

O realçador de sabor normalmente acaba sendo encontrado em todos os tipos de produtos industrializados. Mas vale até mesmo ressaltar um ponto muito importante sobre ele, o realçador de sabor de modo algum terá a intenção de ajudar um alimento a ser mais nutritivo, bem longe disso.  

A sua única e exclusiva missão, é a de modificar as características químicas do alimento, ou até mesmo as suas características biológicas e físicas, o tornando um alimento que seja muito mais chamativo e gostoso para o paladar em geral.

Por isso, a indústria de alimentos deixa bem claro que, o fato de um alimento ser nutritivo ou não, não está de modo algum relacionado com o seu sabor final. O sabor dos alimentos, são quimicamente tratados.

Quais são os tipos de realçador de sabor que existem?

Felizmente, a indústria alimentícia pode contar com diversos tipos de realçadores de sabor, sendo os principais mais conhecidos mundialmente: 

 

  • Os antioxidantes;
  • Os corantes;
  • Os adoçantes;
  • Os conservantes;
  • Os emulsionantes;
  • Etc. 

 

Um outro ponto muito importante que vale a pena ser ressaltado, é o de que o realçador de sabor pode, se usado de maneira exagerada, trazer alguns riscos para a saúde das pessoas que irão consumir o alimento. Esse risco para a saúde acaba sendo mais notado nas pessoas que fazem um consumo diário maior de alimentos industrializados e processados com o uso do realçador de sabor. 

O realçador de sabor e os seus perigos de uso nos alimentos industrializados  

No estilo de vida atual da grande maioria das pessoas ao redor de todo o mundo, as pesquisas gerais sobre o tema de alimentos apontam que de um modo geral, uma grande parte das pessoas sofreu uma grande mudança nos seus hábitos de alimentação de pouco tempo para cá.

Nessa mudança, houve a inclusão, de uma forma até mesmo exagerada, do consumo dos alimentos industrializados e processados e, com o foco nesse tipo de alimentação, diversos estudos distintos entre si, comprovaram que existe sim, um risco para a saúde associado ao consumo exagerado dos alimentos que contêm em sua fórmula o realçador de sabor. Dentre os riscos do consumo desses alimentos que são processados com o realçador de sabor, podemos destacar abaixo os principais:   

 

  • A pessoa pode apresentar riscos de problemas com a hiperatividade;
  • Um risco maior para o desenvolvimento de câncer no corpo;
  • Um risco maior de sofrer com reações alérgicas;
  • Um risco maior de sofrer com problemas relacionados com a incidência do déficit de atenção. 

 

Aqui no Brasil, grande parte dos alimentos que são consumidos pelos brasileiros contam com grandes quantidades de realçadores de sabor na sua fórmula. Dentre eles, podemos destacar:

 

  • O mais famoso de todos, o refrigerante;
  • As gelatinas;
  • Os sucos artificiais;
  • Os macarrões instantâneos;
  • Os cereais matinais;
  • Os biscoitos.

 

É claro que, sem a ajuda do realçador de sabor, a indústria de alimentos não poderia contar com um grande aliado para o processamento dos seus mais diversos tipos de alimentos. Sem a ajuda deste elemento, as pessoas nem mesmo iriam conseguir consumir os alimentos listados anteriormente. E, é por isso que, a indústria de alimentos precisa sim, se posicionar, junto ao mercado, para que as pessoas tenham plena consciência do tipo de alimento que estão consumindo, dado que de modo algum, a sua produção em grande escala será cessada. 

Considerações acerca do realçador de sabor

Como vimos nos tópicos anteriores, o realçador de sabor é um grande aliado da indústria de alimentos, proporcionando que ela crie o verdadeiro bom gosto nos tipos de alimentos que são consumidos em grande escala por pessoas de todo o mundo. Se consumido de maneira consciente, o seu uso não necessariamente irá trazer algum risco para a saúde das pessoas.

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento60 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog