Siga-nos

Conhecimento

O que são profissionais offshore 

O que são profissionais offshore 

Quem deseja trabalhar em embarcações, com toda certeza já deve ter ouvido falar dos profissionais offshore. Mas, afinal, quem são essas pessoas?

Na prática dá para associar os profissionais offshore a diferentes funções, afinal, ele consegue se moldar de acordo com a necessidade da empresa. 

Se deseja entender mais sobre a profissão e como esses profissionais conseguem exercer sua função como eficiência dentro de qualquer lugar, acompanhe mais informações importantes aqui.

O que é offshore

Existem dois tipos de trabalho no mercado, o onshore e o offshore. Esse segundo se traduz como o trabalho “embarcado” para muitos profissionais da atualidade é a melhor maneira de exercer uma função, até porque há muitos benefícios.

No entanto, é também um trabalho confinado. Não é possível ficar saindo e entrando quando deseja no local. Além disso, enquanto estiver dentro da embarcação ou plataforma, você mora ali! Em outras palavras, é como se fosse sua casa.

Muita gente adora essa ideia exatamente por esse motivo, afinal, é possível ganhar muito dinheiro com isso, você economiza aluguel, alimentação e até mesmo gastos com entretenimento.

Outras pessoas preferem não ficar confinadas, mas entendem que existem muitas vantagens nessa maneira de trabalhar.

Quanto aos benefícios

O profissional que se dedica a esse ramo, além de um salário que é considerado acima da média, consegue também vários outros benefícios que podem ser úteis em seu dia a dia.

  • Algumas empresas oferecem espaços de lazer: computadores, jogos, TVS, entre outros;
  • Algumas também podem oferecer salas de academia, porém, vale lembrar que não é possível fazer grandes construções em locais assim;
  • A alimentação é mais saudável;
  • Não se gasta dinheiro com acomodações, na verdade, se torna possível economizar com isso;
  • Você irá trabalhar uma boa quantidade de tempo, mas depois passará um bom período sem trabalhar também;
  • O salário é acima da média.

Somente esses motivos são suficientes para alguém deseja começar sua carreira com algo offshore, no entanto, vale lembrar também que não é todo mundo que consegue trabalhar dessa forma.

Então, você sabe o que o profissional necessita para tal?

O que é importante para os profissionais offshore 

Se deseja atuar na área deve entender primeiro o que é mais importante para o profissional que trabalha embarcado, afinal, ele é responsável por diversas funções que já fazia fora da embarcação, mas em dados momentos não é contratado porque lhe falta algo.

Existem, portanto, dois pontos que podem ser considerados, a formação necessária ou a capacidade de ficar tantos dias em um mesmo local.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

A formação

Há várias áreas que podem atuar no mercado, porém, todas precisam de uma formação extra. 

Essa é relacionada diretamente a sua forma de agir dentro de uma embarcação. Sim! O trabalho confinado exige um treinamento. Ficar dentro de um local para trabalhar durante todo dia, ainda mais no mar, pode causar alguns incômodos em certas pessoas.

Para a empresa não é apenas questão de ajudar o profissional, nem sempre isso é possível. Para eles é um gasto a mais com médicos e até mesmo podendo ocorrer a dispensa do funcionário.

Por esse motivo há fases próprias para que realmente se tenha uma noção desse funcionamento.

É possível passar tanto tempo confinado

Não é apenas uma questão de saúde (apesar disso dizer bastante a respeito). Quando você vai para um local ficar “preso” deve entender que não poderá sair para resolver outros problemas por um longo período de tempo, sendo assim, a ideia é que durante o processo de seleção para certa vaga, o entrevistador observe isso.

Quando se fala na saúde, deve-se considerar também se o funcionário possui algum tipo de doença que possa ser prejudicial para si. Isso é comum, mas nem todo mundo nota o quão importante é considerar essa questão.

Em muitos casos os profissionais possuem uma família fora da empresa, uma casa e muitas outras “obrigações”, por esse motivo é importante a organização por parte dele.

Como está o mercado?

No geral, o crescimento tem vindo em alta. Muita gente o tempo todo preparada para embarcar em algum navio e ficar alguns dias trabalhando no mar. 

Dando ênfase, o funcionário deve lembrar que o tempo dentro da plataforma ou navio será compensado com tempo fora dele. Sendo assim, se passar 30 dias em um local assim, você poderá ter uma folga proporcional a esse período.

Assim sendo, você sai do seu local de trabalho e pode passar alguns dias de “férias”. Esse é outro fator que tem chamado bastante a atenção das pessoas porque é algo muito mais simples de se fazer. 

No entanto, é importante saber que a carga horária nesses locais pode chegar até mesmo a 12 horas diárias, com as devidas pausas, é claro. 

Cargos vitais no Offshore

Há alguns profissionais offshore, vamos ver alguns deles agora.

Capitão

Ele é responsável por cuidar do navio. Isso é considerado tanto na rota que irá fazer como nos serviços que serão executados dentro da área, assim, ele garante a melhor funcionalidade de todas as funções com bastante facilidade.

O imediato

Também há o imediato, que é responsável por gerir adequadamente a carga de um navio. Isso diz respeito a muitas áreas, como é o caso do estoque de água e alimento. Também deve saber sobre o combustível do navio. Geralmente em uma entrevista de emprego para a vaga se pede inglês fluente.

Oficial de Náutica

Ele pode fazer diversas funções dentro do navio. Ele pode chegar até mesmo a desempenhar a função de comandante, dependendo da embarcação. Podem pilotar, manobrar, fazer limpeza e até mesmo manutenção do casco.

Há muitas funções que podem ser cumpridas, algumas únicas da especialização desse profissional.

Taifeiro

Por fim, o taifeiro é responsável por diversos trabalhos em uma embarcação, sendo capaz de cozinhar ou até mesmo limpar alguns aposentos. No geral, são responsáveis pelo serviço de alimentação e alojamento. Vale lembrar que estes também precisam de experiência ou até mesmo qualificação em hotelaria.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Tudo sobre profissões offshore - Curta Conexão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento36 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog