Siga-nos

Conhecimento

O que faz um técnico em mineração 

O que faz um técnico em mineração 

Existem muitas profissões que surgem no mercado, mas não recebem tanta atenção assim. O técnico em mineração é uma delas, você já tinha ouvido falar desse profissional antes?

Bem, ele atua executando e conduzindo trabalhos na área da pesquisa mineral, conseguindo também fazer funções referentes a extração de minérios e até mesmo tratamento. Podemos dizer que esse técnico consegue trabalhar com a mineração de várias formas.

A formação em um curso do tipo abre uma grande quantidade de oportunidades que a maioria das pessoas não costuma perder. Ele pode operar, monitorar e até mesmo controlar algumas funções bem específicas.

Vamos falar um pouco mais sobre esse profissional, oportunidades de cursos e como está o mercado para o técnico em mineração.

O profissional das jazidas

Bem, a pessoa que deseja começar um curso na área deve entender que boa parte da disciplina é algo prático, com alguns pontos teóricos importantes para a aplicação.

Isso quer dizer que esse curso específico relacionado à mineração irá formar o aluno de forma consistente para atuar nas mais diferentes funções do mercado e, para que o aluno possa de fato aprender sobre a profissão e sobre outros pontos importante, o curso tenta passar o máximo de informação referentes a:

  • Formação básica: algo mais voltado para um aprendizado básico, que não irá sair tanto de campos como física e química;
  • A formação geral: a partir daqui já há uma ligação mais direta com o mercado de mineração, apesar de ser bastante teórica existe um grande estudo em áreas como geologia e topografia;
  • Formação para o curso: dessa vez é mais específica, você irá encontrar diversas disciplinas importantes para a atuação no mercado, como por exemplo, a classificação do minério.

Dessa forma, conforme o aluno avança no curso, fica muito mais claro o que ele irá fazer dentro de uma empresa. As disciplinas específicas são ensinadas de forma gradativa, favorecendo o entendimento do aluno sobre o tema.

Ao concluir o técnico é possível emitir o certificado, que será necessário para que o aluno atue diretamente no curso.

Quanto às disciplinas aprendidas

São muitas áreas que o técnico deve ter entendimento, desde física e química até geologia geral e gestão de produção. Lembrando que o técnico pode ser sim responsável por apresentar ideias para gerir melhor, por exemplo, a extração de certo material.

Para muitos profissionais da área essa é uma questão que está sempre acontecendo, portanto, disciplinas como empreendedorismo, economia, gestão de produção e muitas outras do gênero se tornam necessárias.

Ah, vale lembrar também que ao final do curso o estudante deve fazer seu TCC (Trabalho de conclusão de curso), apenas depois da conclusão deste é possível começar a atuar na área.

Esse é um dos testes que acontecem em faculdades e em cursos técnicos, portanto, não há muito para onde fugir.

E como está a área de atuação do técnico

Bem, está crescendo, é bem provável que consiga um emprego de forma rápida. Isso porque o técnico não atua apenas em uma área, mas em várias ao mesmo tempo. 

Sendo assim, a área de mineração acaba sendo um dos setores que mais emprega no Brasil. Com oportunidades novas surgindo o tempo todo.

E, como já dito, ao fazer sua formação, não é necessariamente importante que esteja na prática o tempo todo. Muitas vezes você pode ficar atrás da tela de um computador, fazendo análises de situações e oferecendo dados importantes sobre certo processo.

E porque fazer o curso técnico?

Essa é uma pergunta feita por profissionais de muitas áreas. Afinal, por que é importante fazer cursos técnicos? A resposta é simples, o técnico é mais rápido que uma graduação completa, sendo assim você consegue um resultado mais rápido e ingressa no mercado de trabalho de forma prática.

A profissão é perfeita para quem deseja possuir uma certa autonomia financeira rapidamente e também pode ser uma ótima opção de carreira para o futuro, já que o Brasil é um dos países que mais valoriza esse tipo de profissional.

E, para ficar ainda melhor, o curso técnico pode ajudar para que você faça uma graduação no futuro. Como já terá aprendido muito sobre a área, ficará ainda mais fácil estabelecer alguns pontos a seu favor. 

Existe tecnólogo em mineração

Existem também profissionais que trabalham de forma diferente no mercado. Os tecnólogos são extremamente importantes na criação de uma carreira mais prática, o ingresso desses profissionais no mercado pode acontecer de maneira ainda mais rápida do que um técnico.

A grande questão que os diferencia é que o tecnólogo não necessita fazer nenhum exame final, como é o caso do TCC, também é possível notar que o tempo de estudo é um pouco maior, por esse motivo fica mais claro a presença desses profissionais no mercado nos próximos anos.

E, claro, a formação em tecnólogo fica sendo um aproximado maior da formação na graduação, sendo assim, muita gente prefere fazer ele do que qualquer outro curso.

Onde trabalhar sendo técnico em mineração

Tanto no setor público como no privado. Esses profissionais podem atuar de várias formas, inclusive em laboratórios, como já foi dito. E, claro que é possível atuar na frente também, fazendo extração de materiais e outras atividades de peso.

Muitos profissionais, atualmente, escolhem atuar no beneficiamento de minérios, fundamental para outras atividades importantes, como é o caso da construção civil. Nesse caso seu trabalho é separar elementos diferentes extraídos da jazida, assim, fica a seu encargo também, classificá-los.

Isso tudo porque também são encontrados elementos que não são importantes para a indústria misturados com o mineral. É um serviço de muita relevância.

Conclusão

O curso técnico em mineração abre portas para atuação em diferentes segmentos, ficando cada vez mais claro a necessidade do profissional. 

O profissional terá muito o que estudar, mas passará por um aprendizado prático e teórico, deixando com que tenha bastante para escolher sua área de atuação também. 

Esse é um mercado com muitas oportunidades, então a formação pode ajudar, tanto para um emprego, como para fazer uma graduação.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

 

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Como escolher um técnico em mineração - Curta Conexão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento35 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog