Siga-nos

Conhecimento

O que é uma lavra na mineração?

O que é uma lavra na mineração?

De acordo com o código brasileiro de mineração, a lavra na mineração é o conjunto de operações industriais que tem como objetivo aproveitar de alguma forma uma jazida. 

Além disso, o significado da palavra fica mais relacionado ao processo de extração do minério, assim como seu beneficiamento e transporte, em outras palavras, é considerado todo o processo.

Mas existem muitas considerações a fazer quando esse é o assunto, vamos entender mais sobre essa questão ao longo desse texto, acompanhe!

Aproveite também e veja – O que é uma lavra 

Lavras na mineração e suas diferenças

Assim como o processo de mineração, as lavras também recebem diferentes métodos dependendo de sua origem. 

Há dois tipos de lavras quando mencionamos esse fato. A lavra na mineração subterrânea e a em céu aberto. Ambas possuem uma boa relação com as oportunidades de beneficiamento do minério. 

Ah, e claro, cada uma delas irá apresentar uma forma diferente de extração. Nesse ponto é importante destacar que sempre existem pesquisas para que uma lavra seja ainda melhor aproveitada!

Sobre a seleção

Bem, como já foi dito a lavra na mineração é um processo. Um termo designado para demonstrar uma série de ações que vão desde o encontro da jazida até sua extração e transporte.

Quando falamos de seleção, falamos também de métodos utilizados. É muito comum as pessoas deixarem essa questão de lado, mas essa seleção é fundamental para que se possa tirar o máximo de proveito de uma jazida.

Isso ajuda a economia de mineração em grandes níveis, sendo assim, não dá para negar que essa técnica utilizada para a extração do material irá levar em conta o:

  • Planejamento;
  • Dimensionamento da região;
  • Põe fim, a extração.

Geralmente, para que esse processo possa acontecer, se começa outras duas ações. Primeiramente é a análise do ambiente e da situação geral da jazida, assim fica mais fácil saber o que não se pode fazer.

Depois se escolhe o método que esteja mais de acordo com os objetivos desejado, levando em conta também a melhor forma de diminuir o impacto ambiental da atividade e otimizando tempo para que aconteça de uma maneira mais fluida.

E quanto as fatores que influencia na seleção

Bem, se algum dia desejar trabalhar na área, saiba que os métodos de lavra na mineração são baseados em fatores naturais. Existem vários processos para que um mineral seja extraído, porém, a grande maioria dos processos acontece deve levar em conta fatores ambientais, climáticos e geológicos.

Um dos pontos principais é a geometria do depósito. Uma mudança nela faz uma completa diferença para a escolha da lavra. E, claro, as características do mineiro também levam em conta isso.

Como dito, os impactos ambientais também devem ser reduzidos ao máximo possível, sendo assim, esse é outro ponto a se considerar na hora de escolher o método de lavra.

O que um bom método de lavra deve ter

Vimos aqui que há bastante questões a considerar na hora de escolher, porém, é ainda mais importante ver pontos referentes aos métodos de forma mais geral. Como assim?

No geral, apesar dos métodos de lavra na mineração serem diferentes, com características diferentes, TODOS, devem apresentar esses pontos como principais;

  • Ser seguro e impactar pouco a natureza;
  • Atingir o máximo de produtividade possível;
  • Assegurar também a recuperação do minério;
  • Ser flexível para se adaptar ao meio;
  • Possuir operações de mineração.

Com isso já terá carga suficiente para desempenhar muitas outras funções. Lembrando que a lavra na mineração não se resume apenas a isso, chegando a apresentar vários processos.

Lavra a céu aberto: como funciona 

É bem comum encontrar alguns depósitos de mineração a céu aberto, na verdade, é graças a isso que muitos outros processos de extração podem acontecer, mas exatamente onde eles podem acontecer?

É possível fazer alguns processos dentro de um local como esse de forma fácil, mas é necessárias algumas práticas diferentes da subterrânea, que falaremos mais a seguir.

No geral a lavra a céu aberto é encontrada de várias formas, podendo impactar também na forma como acontece a extração. Exemplo disso são as lavras em tiras e em bancadas, que são as duas formas mais conhecidas de retirar o minério de certa região.

Enquanto a lavra em bancadas é utilizada em terrenos de grande escala, a lavra na mineração em tiras é mais usada em jazidas que apresentam um formato mais horizontal, porque assim se torna possível uma boa exploração.

E quanto a lavra subterrânea 

Bem, com esse método é possível conseguir resultados, em sua grande maioria, para jazidas que se encontram abaixo da superfície.

Isso acontece porque há uma proporção muito semelhante entre minério de ferro e estéril, sendo assim, acaba sendo impossível trabalhar com elas a céu aberto, ao menos por enquanto.

Nesse caso, há também algumas ocasiões que o governo “obriga” que seja utilizada essa técnica. No geral, ela é uma maneira de minerar muito prática, mas que pode representar um processo extenso.

Lembrando também que sempre que o uso de material é grande e os impactos no solo também.

Métodos de lavra subterrânea 

Existem algumas formas de fazer esse processo e muita gente desconhece. A lavra subterrânea é muito importante para que se tenha um bom resultado em certas tarefas que podem ser mais econômicas.

Realce autoportantes 

Como exemplo, vamos utilizar esse método. Esse é utilizado nas operações mais vantajosas e de alta produtividade.

Apesar de sua estrutura geral ser simples, é possível de maneira fácil até conseguir alguns pontos positivos com o uso desse método.

Nesse caso se utiliza:

  • Desvio por crateras;
  • Subníveis para a captação do mineral;
  • Recuo por crateras.

Como disse, parece um processo comum de retirada de jazidas subterrâneas, mas, ao final, consegue ser um dos mais lucrativos.

Outros métodos

Existem também várias outras formas de retirar o minério, desde que o método esteja alinhado com sua produtividade e outros fatores importantes.

Existe, porém exemplo, o Suporte dos Encaixantes, o abatimento… todos eles apresentam certa característica que fazem com que ele seja utilizado em larga escala em certas regiões.

Lembrando sempre de utilizar aquele método que é mais produtivo, econômico, rápido e com a menor quantidade de impacto na natureza.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: O que faz um técnico em mineração  - Curta Conexão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento9 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog