Siga-nos

Notícias

Morre, no Rio, aos 88 anos, autor da Lei Rouanet

Sergio Rouanet criou a Lei de Incentivo à Cultura

Fonte: Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

O ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet morreu hoje (3) no Rio, aos 88 anos. Ele foi o autor da Lei de Incentivo à Cultura e, juntamente com sua mulher, a filósofa de origem alemã Barbara Freitag, fundou o Instituto Rouanet.

A morte foi comunicada pelo instituto, em nota: “É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, na manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o fim da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”.

A Lei Rouanet, como ficou conhecida, permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos recursos que iriam para o pagamento do Imposto de Renda ao financiamento de obras artísticas.

Iluminista

Sergio Rouanet ocupava, há cerca de 30 anos, a Cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na avaliação do ex-presidente da ABL, o professor e poeta Marco Lucchesi, Rouanet foi um dos grandes pensadores do Brasil. “Era um homem de fato de múltiplos talentos. Um grande filósofo, um grande ensaísta, atento às questões da cultura, da política, da poética, atento ao diálogo entre os povos. Podia voar tranquilamente de Kant a Zeca Pagodinho, por exemplo, de cujas músicas gostava”, disse Lucchesi à Agência Brasil.

Segundo Lucchesi, o imortal Sergio Rouanet tinha sensibilidade musical importante, que ficava um pouco esquecida, dentro de obra tão vasta e variada como a dele. “Gostava da ópera de Mozart, de música popular brasileira (MPB). Uma figura, sob qualquer aspecto, admirável, não só sob o ponto de vista intelectual, stricto sensu (em sentido limitado), mas da grande humanidade. Realmente, uma adesão profunda à razão, à humanidade, ele que vinha de estudos iluministas muito importantes, que contribuíram para ampliar o alcance da filosofia no Brasil.

O ex-presidente da ABL disse que, se pudesse resumir a importância de Sergio Rouanet em uma única frase, pegaria o início de uma ária da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, que “ele amava, e que diz tudo a respeito dele: “Os raios de sol expulsam a noite”. “Acho que essa é a grande metáfora da obra de Mozart que explica o trabalho de Rouanet: a iluminação, a vontade de clarear, fazer uma nova abertura de processo, de compreensão. Uma saudade imensa de Sergio Paulo. Imensa”, concluiu Lucchesi.

O atual presidente da ABL, Merval Pereira, destacou que “Sérgio Rouanet é exemplo de intelectual público, que colocou sua competência a serviço da cultura brasileira, sem abdicar dos valores éticos”.

Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934, Rouanet foi eleito para a ABL em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa.

A cremação do corpo de Rouanet está marcada para o próximo dia 5, no Crematório São Francisco Xavier, às 16h. O velório será realizado no cemitério do mesmo nome, localizado no Caju, bairro da zona portuária do Rio, a partir das 14h.

Matéria atualizada às14h48 de hoje (3) para acréscimo de informação.

Matéria atualizada às17h10 de hoje (30 para acréscimo de informação.

Edição: Graça Adjuto

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Notícias1 mês ago

Prefeitura de Goiânia não distribui mais de 20 mil cestas básicas e deixa açúcar vencer

Prefeitura de Goiânia foi alertada pela Conab duas vezes que os produtos iriam vencer caso ficasse parados no galpão; O...

Notícias1 mês ago

Morre, no Rio, aos 88 anos, autor da Lei Rouanet

Sergio Rouanet criou a Lei de Incentivo à Cultura Fonte: Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio...

Curso técnico em teatro em botucatu Curso técnico em teatro em botucatu
Notícias1 mês ago

Secretaria de Cultura oferece Curso Técnico em Teatro

Aulas serão oferecidas em parceria com o Senac Botucatu. Na próxima segunda-feira, 4, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria...

26ª Bienal Internacional do Livro 26ª Bienal Internacional do Livro
Notícias1 mês ago

26ª Bienal Internacional do Livro começa hoje em São Paulo

Fonte: Agência Brasil / Flávia Albuquerque Ingressos custam R$ 30 e R$ 15 A 26ª Bienal Internacional do Livro de...

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento1 mês ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias1 mês ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento1 mês ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias1 mês ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias1 mês ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias1 mês ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Advertisement

Blog