Se você ainda está em dúvida sobre o que fazer nas próximas férias, que tal passear por Viena, a capital da Áustria? Você pode ter certeza de que essa capital vai tirar o seu fôlego, e opções de lazer e passeio não vão faltar por lá!
É importante que você separe alguns dias para conhecer a cidade, pois há muito o que fazer por lá. Se você estiver com o tempo apertado, não vai conseguir aproveitar muito bem tudo o que ela pode oferecer.
Viena é uma capital encantadora, cheia de pequenas ruinhas, igrejas, lojinhas e canteiros bem cuidados que dão aquela sensação de “quero mais”. Entre os intervalos dos seus passeios, não deixe de saborear deliciosos cafés, que, aliás, são os mais famosos do mundo. Você encontrará muitas cafeterias em Viena, pequenos locais aconchegantes, quentes e cheios de história para contar.
A capital da Áustria não é grande, mas nem por isso faltará atividades de lazer e cultura para você fazer enquanto estiver por lá. Tudo pronto para embarcar em uma jornada pela Áustria? Vamos lá!
1- Visite a Catedral de São Estevão
Ao chegar em Viena, você poderá conhecer a Catedral de São Estevão, que também é conhecida localmente como Stephansdom, que atualmente é a sede da arquidiocese da capital austríaca. E como você já deve ter imaginado, é a igreja mais importante de Viena!
A construção teve início no século XII, e cerca de 200 anos depois, sofreu diversas reformas para que ficasse mais parecida com o que é hoje. O estilo predominante é o gótico, que, aliás, predomina também em toda a cidade. Você até pode subir no topo da igreja, mas precisará subir mais de 350 degraus para ter uma vista panorâmica. Com certeza valerá cada esforço!
A vista é muito bela e você poderá conhecer uma Viena diferente do que conhecerá a pé. Além disso, todo o telhado da catedral é retalhado de mosaicos coloridos, fugindo muito do estilo gótico. Para subir ao topo, é necessário pagar uma entrada, mas a visita na igreja é gratuita.
2- Conheça a Mozarthaus Vienna
Se você é fã de música clássica, não pode deixar de passear pela Mozarthaus Vienna, a antiga residência do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O músico foi um dos maiores gênios do estilo clássico, e mesmo quando ficou surdo, continuou compondo movimentos belíssimos. Ele residiu nesta casa por apenas três anos, mas o governo de Vienna fez de tudo para manter o local o mais intacto possível.
Hoje a casa funciona como uma espécie de museu, que protege muitos de seus bens pessoais. Você também poderá conhecer mais sobre a história do músico por meio de quadros, partituras inacabadas, cartas e outros registros deixados pela família e amigos de Mozart. A entrada custa apenas 11 euros, e uma vez que você estiver dentro da casa, não poderá fotografar e nem fazer vídeos em seu interior.
3- Conheça Wiener Riesenrad
Se você estiver a fim de se divertir um pouco e sair da rota de museus e história, há um parque de diversões em Viena! Trata-se do Wiener Riesenrard, que na verdade, é uma roda-gigante literalmente…gigante! Ela mede pouco mais de 70 metros de altura. Haja fôlego para encarar esse brinquedo!
Mas na verdade, não é apenas um brinquedo. Ela tem um valor importante para o povo local, pois representa o próprio distrito. A roda-gigante fica no parque da cidade, chamado Prater. Lá há outro parque chamado Wuristelprater, que tem várias atrações, inclusive um famoso museu de cera com várias personalidades famosas. A roda foi construída no final do século XIX, e durante muito tempo, foi considerada a maior do mundo, até alguns anos atrás, em que a High Roller de Las Vegas tomou o seu posto. Vale a pena dar uma passadinha no parque, e o ingresso custa apenas 10 euros!
4- Tome um café no centro de Viena
Ao fazer uma paradinha pelo centro da cidade, aproveite para tomar um café no Café Central. Ao entrar no ambiente, pode ter certeza de que você vai se sentir como se estivesse entrando em um túnel do tempo.
A arquitetura do Café Central é espetacular, e o local começou a ser construído no início do século XX. Algumas personalidades como Sigmund Freud, o pai da psicanálise, e Peter Altenberg, frequentaram por muito tempo este local. Mesmo durante a semana, ele é muito frequentado pelos moradores locais. Em época de alta temporada, o lugar fica cheio de turistas! Se você viajar nesse período, recomendamos que você saia cedo de casa, ou então reserve um local.
Afinal, a ideia não é fazer as coisas com pressa, e sim aproveitar cada momento que você tiver lá. Gostou da ideia de conhecer Viena? Então aproveite para clicar aqui e adquirir o seu visto! Embora não haja necessidade de entrar com um visto na Áustria, será necessário caso você queira passar mais do que 90 dias.