Siga-nos

Conhecimento

Estatística: Como utilizar no dia a dia

Você sabe o que é estatística? Sabe como pode usar essa ciência no seu dia a dia? Sabia que a estatística é matéria base para quase todas as outras áreas do conhecimento, incluindo geografia, física, medicina, farmácia, matemática e diversas outras? 

 

Caso não, neste artigo trouxemos informações muito importantes sobre essas operações fundamentais que crescem e se popularizam cada dia mais. Confira abaixo!

Intenções de voto

Quando pensamos em estatística, a primeira coisa que aparece na nossa cabeça são as pesquisas eleitorais que são feitas a cada dois anos para entender a intenção de voto dos brasileiros nas eleições para os representantes de nível estadual, federal ou municipal. 

 

Nesse contexto, a estatística tem um papel muito importante que é o de certificar qual é a vontade do povo e, por esse motivo, ela pode influenciar decisivamente no resultado da eleição, tendo em vista que muitas pessoas indecisas utilizam essa ferramenta para tomar uma decisão.

Determinação de políticas públicas

Você sabia que grande parte das políticas públicas, atualmente, são determinadas com base em pesquisas estatísticas, especialmente feitas através do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Essas pesquisas são chamadas de “sensoriamento” da população. 

 

Com elas, os governantes têm a oportunidade de descobrir quais são os problemas que afligem a maior quantidade de pessoas, onde esses problemas estão localizados e então tem capacidade de determinar quais são as medidas públicas que devem ser implementadas, por exemplo, saneamento básico, combate a alguma doença, entre outras coisas.

Meteorologia

A meteorologia é outra ciência muito importante que utiliza a estatística como base. Isso porque os profissionais dessa área, para fazer a previsão do tempo em determinado local, utilizam não apenas a medição, mas também a estatística entre pontos próximos, ou seja, eles utilizam esse conhecimento matemático para aplicar uma espécie de “probabilidade” de algum evento meteorológico acontecer.

 

Além de auxiliar na previsão do tempo, a meteorologia utiliza a estatística para diversas outras coisas. Por exemplo, no estudo do clima a longo prazo, como no caso do estudo do impacto que o efeito estufa tem no aumento da temperatura global e do aumento no nível do mar ao longo dos anos, seja em casos específicos ou então ao nível mundial. 

 

Sendo assim, essa ciência se mostra muito importante para entender a nossa realidade e para criar estimativas sobre o futuro.

Para realização de salvamentos

Você sabia que a estatística também pode ajudar a salvar pessoas que foram vítimas de naufrágio? 

 

Pois é! Através desta ciência fantástica, a equipe de resgate pode calcular – com base em fatores como a corrente marítima, local onde provavelmente a embarcação sumiu e coisas do tipo – a área em que é provável encontrar as pessoas ou embarcações desaparecidas. 

 

Assim, dá para fazer o resgate o mais rápido o possível, possibilitando que as chances de encontrar alguém com vida sejam ainda maiores e que o esforço da equipe de busca seja o menor o possível.

Nas redes sociais

Você provavelmente já deve ter percebido que, nas redes sociais como Instagram e Facebook, as publicações da sua timeline parece que são feitas exclusivamente para você. 

 

Se não percebeu, o ENEM de 2019 provavelmente te deu alguma pista desse assunto, pois essas “bolhas” criadas pelas empresas de tecnologia foram o tema da redação dissertativa-argumentativa que a prova pediu naquele ano.

 

Mas voltando para a forma como as redes sociais foram construídas, elas têm por objetivo rastrear a sua preferência. 

 

Isso acontece porque a empresa que desenvolve essas plataformas utilizaram a estatística para criar um algoritmo que permite o mapeamento dos seus gostos e dos conteúdos que provavelmente você vai gostar, fazendo com que eles apareçam com maior frequência.

 

Esse tipo de algoritmo rastreia as suas preferências para que você se sinta bem utilizando a plataforma e, por esse motivo, passe cada vez mais tempo usando ela, fazendo com que os anunciantes tenham maior quantidade de views. 

 

Nesse contexto, quanto mais você usa as suas redes sociais, mais elas te conhecem e, consequentemente, mais a personalização da sua página principal é fiel ao que você realmente gosta.

 

Além das redes sociais, diversos outros serviços utilizam esse tipo de algoritmo para mapear o que os usuários gostam, por exemplo, serviços de streaming, entre eles, o YouTube, Netflix e até mesmo o Spotify. 

 

Através dessa tecnologia, essas plataformas conseguem identificar o que você gosta e, assim, são capazes de criar listas com sugestões de filmes, séries e músicas que você pode gostar, facilitando, assim, a sua procura.

 

Outra forma que as redes sociais usam a estatística é através de detecção de imagens. 

 

Isso porque, todas as vezes que a inteligência artificial encontra uma imagem, através da estatística, ela é capaz de encontrar diversas outras semelhantes, sendo capaz de determinar qual é a porcentagem de semelhança entre elas, quais são os traços característicos e mais.

Na construção do engajamento das redes sociais

Nas redes sociais hoje em dia, você provavelmente já ouviu falar nos termos “engajamento” e “entrega de conteúdo”. 

 

Cada vez mais comuns no nosso dia a dia, esses termos basicamente significam a quantidade de visualizações e de alcance que uma pessoa tem nas redes sociais. Mas você sabia que esse alcance é calculado através da estatística? Pois é! Hoje em dia quase tudo funciona com base nessa ciência.

 

Se você ficou curioso(a) de saber como é isso, as redes sociais funcionam da seguinte forma: quando você posta um conteúdo, a plataforma entrega (mostra) ele para uma quantidade x de pessoas. 

 

De acordo com a reação que essas pessoas tiveram (por exemplo, passar direto sem curtir, curtir e comentar, entre outras), o Instagram determina se o conteúdo é relevante ou não. 

 

Assim, da próxima vez que você fizer uma publicação na rede social, a plataforma já sabe quantas pessoas (em média) vão achar o seu conteúdo relevante e, assim, vai determinar qual deve ser o seu alcance para os seus seguidores (para quantas pessoas a plataforma, por exemplo, o Instagram, deve mostrar as coisas que você posta nela).

Veja também

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

ocupação hoteleira ocupação hoteleira
Notícias2 semanas ago

Ocupação hoteleira deve registrar alta em todo país durante feriado

Destaque é Campos do Jordão com expectativa de 100% de ocupação Fonte: Agência Brasil – Brasília Levantamento realizado pela Associação...

Advertisement

Blog