Você sabe o que é estatística? Sabe como pode usar essa ciência no seu dia a dia? Sabia que a estatística é matéria base para quase todas as outras áreas do conhecimento, incluindo geografia, física, medicina, farmácia, matemática e diversas outras?
Caso não, neste artigo trouxemos informações muito importantes sobre essas operações fundamentais que crescem e se popularizam cada dia mais. Confira abaixo!
Intenções de voto
Quando pensamos em estatística, a primeira coisa que aparece na nossa cabeça são as pesquisas eleitorais que são feitas a cada dois anos para entender a intenção de voto dos brasileiros nas eleições para os representantes de nível estadual, federal ou municipal.
Nesse contexto, a estatística tem um papel muito importante que é o de certificar qual é a vontade do povo e, por esse motivo, ela pode influenciar decisivamente no resultado da eleição, tendo em vista que muitas pessoas indecisas utilizam essa ferramenta para tomar uma decisão.
Determinação de políticas públicas
Você sabia que grande parte das políticas públicas, atualmente, são determinadas com base em pesquisas estatísticas, especialmente feitas através do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Essas pesquisas são chamadas de “sensoriamento” da população.
Com elas, os governantes têm a oportunidade de descobrir quais são os problemas que afligem a maior quantidade de pessoas, onde esses problemas estão localizados e então tem capacidade de determinar quais são as medidas públicas que devem ser implementadas, por exemplo, saneamento básico, combate a alguma doença, entre outras coisas.
Meteorologia
A meteorologia é outra ciência muito importante que utiliza a estatística como base. Isso porque os profissionais dessa área, para fazer a previsão do tempo em determinado local, utilizam não apenas a medição, mas também a estatística entre pontos próximos, ou seja, eles utilizam esse conhecimento matemático para aplicar uma espécie de “probabilidade” de algum evento meteorológico acontecer.
Além de auxiliar na previsão do tempo, a meteorologia utiliza a estatística para diversas outras coisas. Por exemplo, no estudo do clima a longo prazo, como no caso do estudo do impacto que o efeito estufa tem no aumento da temperatura global e do aumento no nível do mar ao longo dos anos, seja em casos específicos ou então ao nível mundial.
Sendo assim, essa ciência se mostra muito importante para entender a nossa realidade e para criar estimativas sobre o futuro.
Para realização de salvamentos
Você sabia que a estatística também pode ajudar a salvar pessoas que foram vítimas de naufrágio?
Pois é! Através desta ciência fantástica, a equipe de resgate pode calcular – com base em fatores como a corrente marítima, local onde provavelmente a embarcação sumiu e coisas do tipo – a área em que é provável encontrar as pessoas ou embarcações desaparecidas.
Assim, dá para fazer o resgate o mais rápido o possível, possibilitando que as chances de encontrar alguém com vida sejam ainda maiores e que o esforço da equipe de busca seja o menor o possível.
Nas redes sociais
Você provavelmente já deve ter percebido que, nas redes sociais como Instagram e Facebook, as publicações da sua timeline parece que são feitas exclusivamente para você.
Se não percebeu, o ENEM de 2019 provavelmente te deu alguma pista desse assunto, pois essas “bolhas” criadas pelas empresas de tecnologia foram o tema da redação dissertativa-argumentativa que a prova pediu naquele ano.
Mas voltando para a forma como as redes sociais foram construídas, elas têm por objetivo rastrear a sua preferência.
Isso acontece porque a empresa que desenvolve essas plataformas utilizaram a estatística para criar um algoritmo que permite o mapeamento dos seus gostos e dos conteúdos que provavelmente você vai gostar, fazendo com que eles apareçam com maior frequência.
Esse tipo de algoritmo rastreia as suas preferências para que você se sinta bem utilizando a plataforma e, por esse motivo, passe cada vez mais tempo usando ela, fazendo com que os anunciantes tenham maior quantidade de views.
Nesse contexto, quanto mais você usa as suas redes sociais, mais elas te conhecem e, consequentemente, mais a personalização da sua página principal é fiel ao que você realmente gosta.
Além das redes sociais, diversos outros serviços utilizam esse tipo de algoritmo para mapear o que os usuários gostam, por exemplo, serviços de streaming, entre eles, o YouTube, Netflix e até mesmo o Spotify.
Através dessa tecnologia, essas plataformas conseguem identificar o que você gosta e, assim, são capazes de criar listas com sugestões de filmes, séries e músicas que você pode gostar, facilitando, assim, a sua procura.
Outra forma que as redes sociais usam a estatística é através de detecção de imagens.
Isso porque, todas as vezes que a inteligência artificial encontra uma imagem, através da estatística, ela é capaz de encontrar diversas outras semelhantes, sendo capaz de determinar qual é a porcentagem de semelhança entre elas, quais são os traços característicos e mais.
Na construção do engajamento das redes sociais
Nas redes sociais hoje em dia, você provavelmente já ouviu falar nos termos “engajamento” e “entrega de conteúdo”.
Cada vez mais comuns no nosso dia a dia, esses termos basicamente significam a quantidade de visualizações e de alcance que uma pessoa tem nas redes sociais. Mas você sabia que esse alcance é calculado através da estatística? Pois é! Hoje em dia quase tudo funciona com base nessa ciência.
Se você ficou curioso(a) de saber como é isso, as redes sociais funcionam da seguinte forma: quando você posta um conteúdo, a plataforma entrega (mostra) ele para uma quantidade x de pessoas.
De acordo com a reação que essas pessoas tiveram (por exemplo, passar direto sem curtir, curtir e comentar, entre outras), o Instagram determina se o conteúdo é relevante ou não.
Assim, da próxima vez que você fizer uma publicação na rede social, a plataforma já sabe quantas pessoas (em média) vão achar o seu conteúdo relevante e, assim, vai determinar qual deve ser o seu alcance para os seus seguidores (para quantas pessoas a plataforma, por exemplo, o Instagram, deve mostrar as coisas que você posta nela).