Siga-nos

Economia

Como planejar e montar um negócio de gastronomia

negócio de gastronomia

Planejar e montar um negócio de gastronomia é o passo imprescindível para aqueles que desejam ascender na carreira. Sendo assim, caso você queira explorar essa área e obter lucro fazendo o que ama, saiba como deve ser a fase de planejamento antes de colocar em prática.

É interessante destacar que o ramo de alimentos com certeza é um dos que mais apresenta potencial para crescimento em todo o mundo. Inclusive, essa afirmação tem como fundamento o estudo feito pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Esse estudo publicado demonstra que houve um crescimento superior a 10% na área de gastronomia, com o passar dos anos. E dentre as justificativas possíveis, o estudo revelou que a principal delas pode ser a vida mais moderna dos trabalhadores e a sua falta de tempo para cozinhar.

Além disso, de acordo com o IBGE, os gastos do brasileiros podem ser equivalentes a 25% fora de casa, isto é, comendo ou pedindo de estabelecimentos. Com base nesses números, é possível conferir que se trata de um mercado promissor e interessante para investir.

Embora esses dados e informações sejam expressivos e otimistas, não é o suficiente para se jogar de cabeça. Assim como qualquer outro negócio, é necessário ter planejamento para que não precise fechar em pouco tempo.

Sendo assim, vamos conferir algumas dicas de como você pode planejar e montar o seu próprio negócio de gastronomia.

Empreender no ramo de gastronomia

O empreendimento no geral, de fato, cresceu bastante no Brasil e no mundo, em especial pelo fato de que todos nós passamos por uma crise sanitária. Dessa maneira, a pandemia no fez inovar, empreendendo das mais diferentes formas, incluindo a gastronomia.

Isso porque a gastronomia não se resume mais apenas às comidas mais tradicionais. Hoje em dia é preciso lidar com um público cada vez mais variado, como é o caso do veganismo, comida moderna, sem lactose e outros.

Logo, o ato de empreender no ramo de gastronomia exige sim o planejamento, mas também muito estudo. Ademais, você também deve saber e definir exatamente o papel que vai assumir no negócio.

Afinal, a administração de um negócio requer conhecimento técnico sobre gerenciamento, finanças e muito mais. Saiba, então, quais são as ações estratégicas necessárias para isso e defina os encarregados.

Não se esqueça de colocar em um posição interessante o marketing, que está crescendo muito também, a fim de auxiliar na divulgação do seu negócio.

Dicas para planejar e montar um negócio de gastronomia

Agora que você já entendeu uma visão geral sobre o que é preciso para montar o seu próprio negócio de gastronomia, confira algumas dicas.

Defina quem será o seu público

O primeiro passo para montar o seu próprio negócio de gastronomia é entender e definir o seu público. Assim, você deve fazer muita pesquisa, a fim de não arriscar, e tornar o negócio mais viável.

Depois disso, outras informações para validar é a localização, pois deve estar de acordo com o público. É preciso vender ao cliente aquilo que ele deseja, após observar muito bem o mercado e a demanda presente.

Esse é o momento que você define o alimento e o conceito do seu negócio, isto é, será um negócio de pasta, massas, comida regional ou sobremesa? Esses são apenas alguns dos exemplos.

Mas você deve ter um conceito por trás, o que atrai cada vez mais clientes. Com isso já é possível começar as estratégias de marketing e divulgar.

Esteja atento às normas de saúde

Antes de começar o seu negócio, é de suma importância saber quais regulamentações da vigilância sanitária você deve estar atento. Alguns exemplos são o alvará de funcionamento, inspiração de bombeiros e as normas trabalhistas.

Isso está diretamente relacionado com a qualidade dos alimentos que você está lidando, então priorize esse ponto.

Faça porque ama!

Por fim, a nossa última dica é que você faça isso porque ama, e não visando apenas o lucro, o amor é perceptível por qualquer um, e é o que os clientes desejam ver quando consomem algo que tem sentimento e muito carinho envolvido.

 

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento1 hora ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog