Planejar e montar um negócio de gastronomia é o passo imprescindível para aqueles que desejam ascender na carreira. Sendo assim, caso você queira explorar essa área e obter lucro fazendo o que ama, saiba como deve ser a fase de planejamento antes de colocar em prática.
É interessante destacar que o ramo de alimentos com certeza é um dos que mais apresenta potencial para crescimento em todo o mundo. Inclusive, essa afirmação tem como fundamento o estudo feito pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Esse estudo publicado demonstra que houve um crescimento superior a 10% na área de gastronomia, com o passar dos anos. E dentre as justificativas possíveis, o estudo revelou que a principal delas pode ser a vida mais moderna dos trabalhadores e a sua falta de tempo para cozinhar.
Além disso, de acordo com o IBGE, os gastos do brasileiros podem ser equivalentes a 25% fora de casa, isto é, comendo ou pedindo de estabelecimentos. Com base nesses números, é possível conferir que se trata de um mercado promissor e interessante para investir.
Embora esses dados e informações sejam expressivos e otimistas, não é o suficiente para se jogar de cabeça. Assim como qualquer outro negócio, é necessário ter planejamento para que não precise fechar em pouco tempo.
Sendo assim, vamos conferir algumas dicas de como você pode planejar e montar o seu próprio negócio de gastronomia.
Empreender no ramo de gastronomia
O empreendimento no geral, de fato, cresceu bastante no Brasil e no mundo, em especial pelo fato de que todos nós passamos por uma crise sanitária. Dessa maneira, a pandemia no fez inovar, empreendendo das mais diferentes formas, incluindo a gastronomia.
Isso porque a gastronomia não se resume mais apenas às comidas mais tradicionais. Hoje em dia é preciso lidar com um público cada vez mais variado, como é o caso do veganismo, comida moderna, sem lactose e outros.
Logo, o ato de empreender no ramo de gastronomia exige sim o planejamento, mas também muito estudo. Ademais, você também deve saber e definir exatamente o papel que vai assumir no negócio.
Afinal, a administração de um negócio requer conhecimento técnico sobre gerenciamento, finanças e muito mais. Saiba, então, quais são as ações estratégicas necessárias para isso e defina os encarregados.
Não se esqueça de colocar em um posição interessante o marketing, que está crescendo muito também, a fim de auxiliar na divulgação do seu negócio.
Dicas para planejar e montar um negócio de gastronomia
Agora que você já entendeu uma visão geral sobre o que é preciso para montar o seu próprio negócio de gastronomia, confira algumas dicas.
Defina quem será o seu público
O primeiro passo para montar o seu próprio negócio de gastronomia é entender e definir o seu público. Assim, você deve fazer muita pesquisa, a fim de não arriscar, e tornar o negócio mais viável.
Depois disso, outras informações para validar é a localização, pois deve estar de acordo com o público. É preciso vender ao cliente aquilo que ele deseja, após observar muito bem o mercado e a demanda presente.
Esse é o momento que você define o alimento e o conceito do seu negócio, isto é, será um negócio de pasta, massas, comida regional ou sobremesa? Esses são apenas alguns dos exemplos.
Mas você deve ter um conceito por trás, o que atrai cada vez mais clientes. Com isso já é possível começar as estratégias de marketing e divulgar.
Esteja atento às normas de saúde
Antes de começar o seu negócio, é de suma importância saber quais regulamentações da vigilância sanitária você deve estar atento. Alguns exemplos são o alvará de funcionamento, inspiração de bombeiros e as normas trabalhistas.
Isso está diretamente relacionado com a qualidade dos alimentos que você está lidando, então priorize esse ponto.
Faça porque ama!
Por fim, a nossa última dica é que você faça isso porque ama, e não visando apenas o lucro, o amor é perceptível por qualquer um, e é o que os clientes desejam ver quando consomem algo que tem sentimento e muito carinho envolvido.