Siga-nos

Conhecimento

Como escolher um técnico em mineração

Como escolher um técnico em mineração

Na hora de trabalhar em qualquer mercado, o profissional deve estar apto aos ofícios da profissão. Sendo assim, quando se escolhe um técnico em mineração para trabalho dentro de certa empresa se considera também muitos outros critérios referentes a sua função. 

Você saberia agora mesmo escolher um bom técnico em mineração? O que você considera importante nesse profissional? Vamos aqui trazer um pouco mais sobre essa discussão e mostrar que é possível encontrar o profissional ideal para sua empresa considerando fatores básicos e mais avançados também.

Como esse é um profissional que pode ter diversas funções, suas áreas de atuação podem ser modificadas com facilidade. Dito isso, alguns profissionais podem não se adequar com facilidade a certos tipos de atividades. Esse é também outro fator que influencia na escolha.

Mas vamos ao que interessa, como escolher um técnico em mineração?

Que fatores considerar na hora de escolher um bom técnico em mineração?

Vamos agora citar alguns itens importantes que, tanto esse profissional como diversos outros que estão no mercado, devem ter:

  • Primeiramente, ter uma boa saúde. Isso é algo trivial na área, já que sua atuação no ramo pode exigir algumas atividades que levem em conta essa questão;
  • Não ter medo de espaço fechados;
  • Ter disciplina e caráter;
  • Estar sempre pronto para fazer dada função;
  • Ser exigente e persistente;
  • Ter uma certa força física.

No geral, esses pontos devem ser suficientes para que o técnico não faça “feio”. No entanto, não é somente isso que conta, o técnico em mineração deve entender também de:

  • Algumas estruturas subterrâneas e saber implementar operações mineiras;
  • Saber algumas técnicas de segurança, como é o caso de evacuações de emergência durante obras;
  • Conseguir entender sobre os fundamentos básicos da preparação do solo para o início de atividades referentes à mineração.
  • Escolher os melhores métodos e processos para fazer certa ação, tendo como base a tecnologia que alguns possuem.

E claro, está sempre disposto a aprender mais sobre o ramo e entender bem sua função dentro de certa empresa. Isso é, por sua vez, um fator importante para qualquer funcionário, no entanto, no caso do técnico em mineração, é ainda mais!

Há sempre novidades no mercado e se o profissional quer mesmo estar atuando dentro dele, é importante saber por onde começar.

Quanto às tarefas e responsabilidades do técnico

O melhor técnico em mineração é aquele que lida adequadamente com as suas tarefas do dia a dia. Para isso é importante ter um conhecimento aprofundado em certas áreas e um gosto particular pelo que está fazendo.

Vamos ver agora um pouco mais das funções que ele pode ter dentro de uma empresa e como isso pode ajudar para que suas tarefas sejam feitas com mais disciplina e agilidade.

Realizar levantamentos

Apesar de ser algo comum no dia a dia do profissional, ele deve sempre estar realizando levantamentos. Não apenas geológico, como já foi falado que ele faz. É também importante saber da natureza química, hidrográfica, oceanográficas e afins. 

É algo com muitas possibilidades e, por sua vez, o profissional deve saber como utilizar os equipamentos da maneira correta. É assim que, ao final, se consegue um levantamento geofísico.

Fazer relatórios e análises

De forma geral, o profissional pode atuar em diversas funções nesse quesito. Na verdade, quase sempre é solicitado para fazer notas, esboços, mapas geológicos e afins. Também fica responsável por preparar e relatar possíveis dados sísmicos e, possivelmente, falar sobre outros dados geofísicos que possam aparecer.

Nesse sentido, ele também pode atuar com engenheiros e geólogos na avaliação de algumas reservas de petróleo e minerais. Fazendo um trabalho de coleta e análise de rochas, metais e minerais para serem levados para análise.

Tratar das questões ambientais

Não é apenas esse profissional que irá atuar dessa forma. Ele é sim parte importante no processo, mas não deve ser o único a fazer algo. Como existem auditorias com a função de diminuir os impactos ambientais, o profissional pode participar delas.

Nesse caso se considera a exploração geral de minérios, assim como a possível capacidade de encontrar petróleo em determinada região. Assim sendo, os cuidados podem ser tomados! Um exemplo disso são medidas para que durante alguns processos aquíferos não sejam prejudicados.

Tipo de mineração em que ele pode trabalhar

Esse é outro fator importante na escolha do profissional. Sua empresa depende que essa pessoa faça um bom trabalho. No geral, eles conseguem oferecer a possibilidade dos dois tipos de escavação, mas é interessante escolher aquele profissional que seja especialista naquilo que deseja.

E sim, quando falamos dos tipos de mineração estamos citando o método a céu aberto e o método subterrâneo. Vamos falar um pouco sobre eles!

O método céu aberto

É uma forma de encontrar reservas minerais mesmo sem precisar escavar, como era o costume de muitos. 

Nele o processo é feito completamente no solo, já que neste existem alguns minerais que podem ser encontrados com facilidade. Geralmente se gasta menos nesse processo, já que o uso de algumas máquinas é dispensável e existem métodos práticos para retirar o material daquele local.

A mineração subterrânea

Nesse caso o minerador é responsável por entrar mais na terra. A alguns níveis abaixo ele irá conseguir encontrar minerais e metais importantes. É claro, isso é apenas feito depois de uma análise bem precisa acerca da presença desses materiais ali.

Assim sendo, existe um processo de escavação longo que envolve a abertura de um depósito mineral, que é o local onde se encontram os materiais, mas também se relaciona com a perfuração e quebra dos componentes.

Um profissional técnico que consegue lidar com essas áreas é com certeza muito reconhecido, porque existe de fato um estudo para que essas ações possam ser tomadas. A segurança, por sua vez, é trivial.

Conclusão

O profissional deve conseguir desempenhar sua função com maestria. Ele é responsável por executar funções distintas e ajudar até mesmo engenheiros em certos processos. É uma área bem específica, portanto, é claro que se deseja um profissional bem qualificado.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento45 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog