O cliente satisfeito, é indispensável para a permanência da qualquer empresa no mercado.
Aprender a construir a confiança em um cliente é muito importante. 81% dos compradores online se preocupam ao fazer compras em um site que não conhecem.
Isso pode significar vendas perdidas e clientes perdidos a longo prazo, levando a um impacto nas conversões.
A confiança pode ser construída de várias maneiras. Um exemplo seria o abandono de carrinho de um cliente em potencial devido a cobranças ocultas refletidas no checkout.
O cliente mostra confiança em ter certeza do produto e selecioná-lo, e mostra uma quantidade quase igual de desconfiança ao encontrar cobranças adicionais.
A probabilidade de lucro será maior se a confiança do consumidor for alta. Isso também ajuda a fidelizar o cliente.
Portanto, neste artigo você aprenderá tudo sobre como construir confiança em um cliente.
3 razões pelas quais a confiança do cliente é importante
Manter o cliente satisfeito e conseguir sua confiança é essencial para construir e nutrir relacionamentos de longo prazo com seu público principal.
Afinal, ele permite que você ofereça melhores experiências, aumente a fidelidade e retenha mais clientes.
- Ofereça experiências personalizadas
A confiança do cliente é fundamental para a personalização, uma expectativa dos consumidores de hoje.
Por quê? Porque você não pode oferecer uma experiência de cliente verdadeiramente personalizada a menos que tenha acesso aos dados do cliente, que só podem ser coletados se seus clientes confiarem em você.
Mas uma vez que você obtém essa informação, você tem que protegê-la. Se uma empresa fizer uso indevido, compartilhar ou vender os dados pessoais de um cliente, o relacionamento praticamente acabou.
Muito trabalho é necessário para recuperar a confiança dos compradores.
- Incentive a lealdade
A confiança do cliente anda de mãos dadas com a lealdade e defesa da marca.
Se os clientes acreditam que sua empresa está melhorando continuamente e se esforçando para oferecer a melhor experiência possível, eles atuarão como embaixadores de sua marca, produtos ou serviços.
Eles não apenas continuarão comprando com você, mas também espalharão referências positivas de boca a boca e servirão como seus clientes de referência para feedback valioso.
- Formar conexões
Vale a pena cultivar a confiança do cliente, porque leva a conexões mais profundas, que é exatamente o que os consumidores desejam.
Os compradores de hoje não veem mais a fidelidade à marca como simplesmente fazer compras repetidas de uma empresa, mas buscam relacionamentos mais significativos com seus negócios favoritos.
De fato, 41% dos clientes agora acreditam que “lealdade à marca” significa ter uma conexão emocional com a marca.
Cliente satisfeito: Como construir confiança do cliente?
- Seja transparente
Quando se trata de cliente satisfeito, seja transparente.
A transparência torna um negócio atraente para os clientes. Como qualquer negócio online, tem literalmente zero presença física.
A única conexão que a empresa pode manter é por meio de um meio digital, como as mídias sociais.
Portanto, a necessidade de transparência corporativa é extraordinariamente alta.
Como um comércio eletrônico, você pode mostrar que é um negócio transparente mostrando as pessoas reais que comandam o show.
As marcas mais populares confiaram em um indivíduo para forjar uma identidade humana para si.
Além disso, você também precisa ter um processo que os clientes possam entender e retribuir facilmente. Por exemplo:
- Com que rapidez você pode cancelar um pedido?
- Como um item devolvido será coletado?
- Será fornecida uma troca para produtos devolvidos?
- Não os empurre
É emocionante ver pessoas visitando sua loja online. É bastante natural sentir a necessidade de vender demais produtos com banners chamativos e pop-ups.
No entanto, esses truques de marketing quando feitos demais são definitivamente um desligamento para os clientes. Mantenha-os simples e sutis. Não force e não force os clientes a rejeitá-lo com esforço.
A publicidade online, quando feita de forma mínima, pode receber o máximo de resultados.
Atenda seus clientes com anúncios direcionados que correspondem diretamente às preferências e gostos deles.
Tal modo de publicidade tem maiores chances de conversão. Além disso, os clientes gostam e confiam mais nesses sites.
- Mostre que você é confiável
Quando os clientes compram produtos em sua loja online, eles esperam receber produtos genuínos de fabricantes legítimos.
A maior ameaça à confiança do cliente nas vendas online é encontrar produtos falsificados.
Varejistas da Web como Amazon, eBay, Target, etc. eles estão migrando cada vez mais para imagens de produtos de alta definição, vídeos, etc. que dão aos clientes uma visão detalhada do produto em que estão interessados.
Sua loja pode entregar produtos genuínos? Você pode se dar ao luxo de recuperar produtos falsificados que possam ser infiltrados?
É um longo caminho, mas um caminho certo para ganhar confiança se produtos genuínos puderem ser entregues.