Siga-nos

Vida & Estilo

Cigarro eletrônico faz mal? Entenda os perigos dessa alternativa

Cigarro eletrônico faz mal? Qual é o efeito desse tipo de cigarro para o nosso organismo, especialmente para nossos pulmões? Podemos usá-los como método para parar de fumar cigarro comum ou essa é uma decisão errada?

Todo mundo conhece o risco de fumantes de contrair câncer de pulmão: de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a causa de morte evitável mais importante em nossa sociedade.

Graças às informações, houve um declínio leve, mas constante, no número de fumantes tradicionais de cigarros nos últimos anos. Alguns deles, no entanto, não param de fumar, mas são orientados a mudar para o cigarro eletrônico, considerado uma alternativa menos nociva.

No entanto, as dúvidas sobre este dispositivo e seus riscos para a saúde estão aumentando. Principalmente depois do primeiro episódio de “morte” diretamente ligado ao uso do cigarro eletrônico ocorrido nos Estados Unidos da América. Leia conosco e descubra se cigarro eletrônico faz mal, vamos lá!

O que é o cigarro eletrônico e como funciona?

Afinal, cigarro eletrônico faz mal? O que é ele e como funciona? O “e-cigarro”, como também é chamado, é um dispositivo eletrônico que simula a percepção sensorial da inalação do tabaco, além de emular seus gestos.

Graças a uma descarga de corrente elétrica, uma solução de propilenoglicol, glicerol e vários aromas, aos quais também pode ser adicionada nicotina, é levada à temperatura de ebulição/evaporação (não de combustão).

A escolha de usar essa ferramenta como alternativa ao cigarro tradicional decorre da concepção do método: em vez de diminuir a quantidade de cigarros fumados por dia, reduz-se a quantidade de nicotina presente no líquido para vaporização, até zero.

Desta forma, mantém-se o prazer de fumar, com todos os seus rituais e o gosto de ter um cigarro nas mãos, enquanto a quantidade de nicotina inalada é progressivamente reduzida, método que levaria ao cancelamento total da dependência física dessa substância.

Porém, apesar de toda essa propaganda bem feita sob esse produto que vem se popularizando cada vez mais, surge uma dúvida trivial: cigarro eletrônico faz mal? Continue lendo conosco para descobrir!

O cigarro eletrônico faz mal?

O primeiro alarme sobre os possíveis riscos à saúde dos cigarros eletrônicos foi lançado pelo FDA (Food and Drug Adminstration) norte-americano há 10 anos: em uma análise realizada em duas marcas líderes, foram detectados dois grupos de substâncias consideradas potencialmente nocivas.

Com base nessa pesquisa, o Uruguai e o Panamá proibiram a distribuição de cigarros eletrônicos em junho de 2009. O FDA não foi o único a questionar os cigarros eletrônicos: em julho de 2019, a OMS publicou uma nota agora famosa sobre a epidemia global do tabaco, contestando os cigarros eletrônicos.

O longo relatório explica que até o momento não há evidências independentes suficientes para apoiar o uso desses produtos como forma de ajudar as pessoas a parar de usar o cigarro convencional.

Além disso, as evidências disponíveis não apoiam a afirmação da indústria do tabaco de que esses produtos são menos prejudiciais do que os produtos convencionais. Alarma-se também o risco que representam para os não fumantes que começam a utilizá-los, especialmente os jovens.

Em apoio à tese “contra”, a primeira morte de um jovem paciente (devido a uma doença pulmonar não especificada) declarada a primeira vítima conhecida de cigarros eletrônicos ocorreu nos EUA, respondendo a sua pergunta se o cigarro eletrônico faz mal.

A primeira morte atribuída ao cigarro eletrônico

A morte foi anunciada no final de agosto desse ano pelas autoridades de saúde dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, que estão monitorando 193 outras pessoas afetadas pelos mesmos sintomas do final de junho até hoje.

Não está claro se as doenças relatadas (dificuldade respiratória, dores no peito, distúrbios gastrointestinais e fadiga) têm uma origem única e comum. Segundo a equipe médica local, os danos pulmonares observados, alguns dos quais irreversíveis, não seriam causados por vírus ou bactérias.

A causa ainda é desconhecida e o único elemento que une os pacientes é o hábito genérico de “vaporizar” através do cigarro eletrônico. A OMS também pediu um aumento de empenho para quem pretende deixar de fumar, lembrando que apenas 30% da população mundial tem acesso aos cigarros eletrônicos.

Cigarro eletrônico faz mal? Bem, a princípio sim, por mais que ainda não haja teses concretas para acusá-lo, também não há argumentos para defender o seu uso contínuo. Até a próxima!

confira também: Fones de ouvidos são capazes de causar surdez?

Continue Reading
5 Comments

5 Comments

  1. Pingback: Os efeitos do álcool no cérebro - Curta Conexão

  2. Pingback:  A cafeína pode causar dependência física e psicológica ? - Curta Conexão

  3. Rc Cursos Online

    dezembro 19, 2021 at 3:31 am

    Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    • eduardospago

      janeiro 6, 2022 at 10:48 pm

      Obrigado por passar por aqui, vou visitar seu site um forte abraço até logo

  4. nino

    junho 13, 2022 at 11:02 pm

    para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

qual a importância do vapt vupt qual a importância do vapt vupt
Conhecimento5 minutos ago

Qual a importância do Vapt Vupt? Saiba mais

Estando presente em várias localidades do nordeste do país, o Vapt Vupt é uma empresa que atrai olhares. Trouxe uma...

inscrições para o sisu inscrições para o sisu
Notícias3 dias ago

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Candidatos têm até o dia 1º para fazer inscrição Fonte: Agencia Brasil Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o...

teoria da ressurreição de jesus teoria da ressurreição de jesus
Conhecimento3 dias ago

AS TEORIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

Fonte: Professor José Alessandro Neves INTRODUÇÃO O empreendimento no final XVIII e inicio do século XIX, as muitas buscas do...

Jogos regionais botucatu 2022 Jogos regionais botucatu 2022
Notícias5 dias ago

Botucatu será uma das sedes dos Jogos Regionais de 2022

A Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida divulgou a tabela de jogos e competições da delegação botucatuense...

Notícias5 dias ago

Prefeitura de Goiânia abre 553 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Fonte: Prefeitura de Goiânia Entre capacitações ofertadas, estão alongamento de cílios e unhas, manicure e pedicure, corte e costura, mídias...

Religião e dependência química Religião e dependência química
Notícias6 dias ago

Lei torna religiosidade política pública no tratamento para dependentes químicos em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) do estado de Goiás sancionou na última quinta feira dia 23 de Junho, uma lei...

Notícias6 dias ago

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Provas serão de 46 e 102 quilômetros Fonte: Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro O...

Vida & Estilo2 semanas ago

Melhores parques de Goiânia

Lugares que você precisa conhecer Se você é goianiense ou vive na cidade de Goiânia, sabe que a capital possui...

mosaicos metro de brasília mosaicos metro de brasília
Notícias2 semanas ago

Metrô do DF ganha mosaicos em homenagem aos elementos de Brasília

Painéis permanentes terão visitações guiadas durante 30 dias Fonte: Agência Brasil – Brasília A capital federal não seria a mesma...

Notícias2 semanas ago

Inverno será marcado por chuvas abaixo da média no Sul e Sudeste

São esperadas mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste Fonte: Agência Brasil – Brasília A ação do fenômeno La Niña...

Advertisement

Blog