A cafeína é um produto adquirido por brasileiros e mundialmente, seu consumo é em grande quantidade(A cafeína pode causar dependência). O produto é rapidamente encontrado em supermercados, e por muitas vezes pode levar pessoas ao vício. No café podemos encontrar uma substância química chamada alcaloide, onde tem efeito farmacológicos potentes. O alcaloide é conhecida por outros nomes, como: nicotina, cafeína, morfina, cocaína, efedrina e dentre outros. A substância é encontrada através de plantas, e quando ingerida ao corpo pode afetar o sistema nervoso central.
A cafeína aumenta a produção do suco gástrico, fazendo com que uma pessoa se torne acelerada ou em estado de alerta. Você sabia que a substância cafeína é considerada uma droga? E de acordo com pesquisas, ela é a droga mais consumida mundialmente. O consumo excessivo da cafeína pode causar dependência física e psicológica, apesar de não causar consequências irreversíveis para o corpo como a cocaína, heroína e dentre outros, ela pode trazer problemas específicas ao corpo, o que também pode incomodar.
Benefícios da cafeína
A substância cafeína pode te ajudar em problemas cardíacos, traz melhoria ao cansaço físico e também mental, aumenta a concentração, ajuda na memória, seu reflexo é melhorado, ajuda na prática de atividades físicas, pessoas ficam com um bom humor e baixa fadiga. De acordo com estudos, a substância pode evitar alguns tipos de doenças, como por exemplo problemas no fígado. Pode combater a depressão e diversos outros benefícios. Mesmo que vejamos benefícios deste produto natural, precisamos descrever as consequências de pessoas que usam exageradamente e que desenvolveram problemas de ficar sem a substância no corpo.
Malefícios da cafeína
Estudos descrevem que beber aproximadamente duas ou três xícaras de café por dia pode aumentar a pressão, cortisol e o estresse. Além do mais ela pode aumentar a ansiedade, agitação, irritabilidade, insônia, dor de cabeça e pode causar diabetes. É de relevância destacar que o consumo pode causar dependência. Uma forma adequada para evitar tais consequências é substituindo a substância por chá, pois irá causar mais benéficos do que malefícios como a cafeína no corpo.
Acima descrevemos que o excesso pode ser considerado de 3 à 4 xícaras de cafeína, de aproximadamente 50 ml por dia.Contudo, no momento em que as consequências acontecer, esses problemas serão incômodos. Você deseja estar com os problemas citados acima? É importante estar consciente das causas e consequências.
Cuidados que é preciso ter sobre a cafeína
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um adulto pode consumir 400 mg por dia de café. Mesmo que o indivíduo consuma 400 mg por dia e logo após consuma Coca-Cola ou chocolate, isso pode acarretar à prejuízos ao corpo. Estudos descrevem que 10 gramas pode ser letal, o que pode trazer malefícios a mente e ao corpo. É necessário que determinados grupos de pessoa evitem a substância, como:
- Crianças
- Lactantes
- Pessoas com problemas no coração
- Gestantes
- Pessoas com pressão alta
- Pessoas com problemas de insônia
A história do café no Brasil foi de grande importância, pois foi na região brasileira que o comércio foi se expandindo. A cafeína tem efeitos semelhantes às anfetaminas, mesmo que tenha efeitos mais fracos que drogas mais fortes, ela pode ter consequências ao longo dos anos afetando o sistema nervoso central. O consumo no café precisa ser feito com consciência e sem exageros, para que futuramente não venha sofrer de problemas no corpo e na mente.