Escolher uma cidade para morar não é uma tarefa simples, visto que é necessário levar em conta diversos fatores no momento da decisão. Afinal, é preciso pensar em um lugar que seja seguro, com boas oportunidades de trabalho, negócios, opções de lazer, serviços de qualidade, etc. Algo importante e que merece ser analisado é a expectativa de vida da região, visto que é um reflexo de como é a qualidade dos serviços de saúde do município. Sabemos que a saúde é um dos pilares mais importantes de nossa vida e é fundamental que estejamos saudáveis para poder aproveitar os momentos de diversão e focar no trabalho ou estudos. Então, pensando nisso, no post de hoje vamos falar quais são as 5 cidades com alta expectativa de vida para você morar.
- Itajaí, Santa Catarina
O principal indicador utilizado em todo o mundo para avaliar a qualidade de vida é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sendo que quanto mais próximo do 1, melhor é a região. No caso de Itajaí, a cidade conta com um IDH de 0,795, uma média considerada alta para o Brasil. Já quando falamos de longevidade e expectativa de vida, a nota é ainda maior, de 0,884, melhorando constantemente. Afinal, são realizados muitos investimentos para garantir a qualidade de vida da população, sendo que o principal destaque para quem deseja se mudar para a região são os apartamentos à venda na Praia Brava. Isso porque, essa é uma das áreas que mais se desenvolvem no município, oferecendo uma boa valorização de imóveis. Inclusive, a cidade está entre os metros quadrados que mais se valorizam com o tempo. Justamente por isso, procurar uma imobiliária na Praia Brava é a melhor opção para quem quer viver bem e ainda ter boas oportunidades de negócios.
- São Caetano do Sul, São Paulo
São Caetano do Sul possui IDH de 0,862 e está localizada no ABC Paulista, possuindo uma das melhores colocações quando falamos em qualidade de vida. Sua expectativa de vida é de 78,2 anos, sendo considerada bem alta para nosso país.
Ainda que seja uma cidade pequena, com pouco mais de 160 mil habitantes e apenas 15 quilômetros quadrados, ela é bastante desenvolvida, com economia aquecida e renda per capita de mais de 2 mil reais por mês.
- Vitória, Espírito Santo
A capital capixaba é outra cidade que não poderia ficar de fora de nossa lista. Com belas praias e patrimônios cultural e arquitetônico, Vitória é referência no Sudeste e já foi eleita como a melhor cidade para se morar nessa região. A expectativa de vida da população é de 76,28 anos e o PIB (Produto Interno Bruto) é o maior de todo o Brasil. Sua economia é baseada principalmente nos portos espalhados por seu litoral, mas ela também abriga boas empresas de tecnologia. Inclusive, conta com mais de 220 pontos de wi-fi espalhados, sendo capaz de gerar mais de 70 mil conexões gratuitas por dia.
- Águas de São Pedro, São Paulo
Com apenas 3,2 quilômetros quadrados e menos de 4 mil habitantes, Águas de São Pedro conta com excelentes indicadores, possuindo alguns dos melhores resultados do país. Inclusive, a expectativa de vida da população é de 78,4 anos, considerada uma das mais altas do Brasil. Mas, além disso, a educação também é referência, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, oferecendo aulas de reforço, música e esporte, chegando a ser destaque na imprensa internacional, no jornal espanhol El País. Ainda que seja uma cidade pequena e pacata, o turismo é a base da economia, visto que a cidade é uma importante estância hidromineral. No entanto, mesmo assim, o município investe em tecnologia para oferecer a melhor qualidade de vida para seus moradores, com câmeras de segurança, sensores de estacionamento e consultas na rede pública de saúde totalmente on-line.
- Curitiba, Paraná
Curitiba é conhecida como cidade modelo e também como a capital ecológica brasileira, oferecendo mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante. Mas, além desse contato direto com a natureza e a conscientização da população em relação ao meio ambiente, a capital paranaense também é referência em qualidade de vida. Sua expectativa de vida é de 76,3 anos, possuindo também o menor índice de analfabetismo entre as capitais brasileiras. Além disso, por ter sido parcialmente planejada, seguiu modelos modernos em suas construções, possuindo ruas mais largas, muitas árvores e um sistema de transporte coletivo extremamente eficaz.
Então, agora que você sabe quais são as cidades com alta expectativa do Brasil, já sabe que isso é um reflexo geral da qualidade dos serviços de saúde do município. Esse é um ponto muito importante a ser analisado, pois irá garantir bem-estar para toda a família. No entanto, lembre-se de estudar outros detalhes como oportunidades de emprego, qualidade da educação e opções de lazer do município para garantir uma vida plena para todos.
Veja tambem as 8 cidades com excelente qualidade de vida para morar
Pingback: A utilização de fones de ouvido são capazes de causar a surdez? - Curta Conexão